terça-feira, novembro 10, 2009

VOCÊ FEZ UM COMPROMISSO! CUMPRA-O!


Cada dia eu fico mais assustado de como o evangelho está distorcido, deturpado e ritualizado. Por exemplo, outro dia mesmo passei em frente uma igreja no qual escutei uma oração idêntica a uma outra oração que já tinha ouvido. Pensei sobre o motivo disso e me atentei que na cabeça de muitos “oração forte” tem que ser daquele jeito, padronizada e cheia de frase de efeito, todas iguais. Não precisa ter intimidade, nem compromisso, apenas ritualismo.

Por isso, existem muitos crentes que não ligam para nada. Ser membro de uma igreja já está muito bom. Vem ao domingo que tem Ceia, porque precisa cumprir o rito. Alguns entregam o dizimo, não por compromisso e amor, mas com medo do devorador. Alguns falam mal de tudo que acontece na igreja, todavia não sabem patavinas de nada sobre o porquê das coisas, e pior, mal falam de Jesus para outras pessoas. Acho que tudo isso é consequência de não viver o compromisso feito com o Senhor.
Compromisso pode significar: 1. Obrigação contraída por meio de promessa ou acordo, 2. Contrato, 3. A própria promessa, aliança ou acordo, e 4. Dívida a pagar num determinado prazo; dentre outros significados.
Em relação a Deus, estas definições se aplicam muito bem. Quando a Ceia do Senhor foi instituida, Jesus disse que sua morte era para uma Nova Aliança. Que Aliança é esta? Jesus estava firmando um compromisso em derramar o seu sangue por nós, para que fossemos salvos e tivessemos a vida abundante dele. Por outro lado, ninguém faz aliança sozinho. Compromissos, acordos, alianças e pactos são realizados com outras pessoas, pois é um ato que precisa de atitudes de dois lados. Jesus morreu na cruz para nos salvar, esta foi a partida dele, agora qual seria a nossa contrapartida?
SERVIR é a contrapartida. Contrapartida é o que precisamos fazer para cumprir a nossa parte em uma aliança ou acordo.
Jesus se fez servo e nos serviu com sua vida. Nós devemos fazer o mesmo, nos tornar SERVOS.
É preciso deixar a ilusória noção de que pode-se viver um evangelho de garganha. “Vou fazer isso, porque assim Deus vai me dar aquilo que eu quero.” A Aliança não é esta. O Compromisso não é este. Acorde, meu irmão. O compromisso é ser SERVO e isso implica em aceitar o que o seu Senhor quer. Cumpra o seu compromisso, seja responsável pelas coisas que você se comprometeu, tenha palavra, seja honesto e não joguem fora as bençãos de Deus, pois ele não precisa se comprometer com quem não tem compromisso com ele.
Como o Profeta Isaias disse: Porque vocês se esqueceram de Deus, do seu Salvador, e não se lembraram da Rocha, da fortaleza de vocês. Por isso, embora vocês cultivem as melhores plantas, videiras importadas, e no dia em que as semearem as façam crescer, e de manhã florescer, contudo NÃO HAVERÁ COLHEITA no dia da tristeza e do mal irremediável. Isaias 17. 10-11.
Cumpre o seu compromisso, assim Deus tem cumprido o dele.

Um comentário:

Unknown disse...

concordo com você!