quinta-feira, setembro 15, 2011

Amizade

Olá, tudo bem? Comigo está tudo jóia! Ultimamente tenho pensado bastante na conceituação que tenho sobre Amizade, e isso causar alegrias e tristezas.
Esta minha conceituação variou bastante com o tempo e percebi que ainda não tenho como concluir alguma coisa.
Imaginava que amigos eram aqueles estavam ao seu lado sempre. Aqueles que estava contigo em todo o tempo, passeava junto, comia junto, ia pra casa um do outro, estas coisas. Depois passei a perceber que não apenas os que estavam perto eram amigos, mas alguns que estavam longe também eram.
Também pensava que o meu amigo tinha que ter a mesma opinião que eu, por exemplo, que ele precisava ter a mesma confissão religiosa que eu tinha. Frequentar a mesma igreja, fazer orações em conjunto e estudar os escritos religiosos com seu amigo. Na verdade, descobri que existem pessoas sinceras, fieis e amigas, mesmo se eles não acreditam nas mesmas coisas que você. Mesmo elas sendo totalmente diferentes de tudo o que você já viu, pensou, creu ou praticou. A verdadeira amizade não escolhe por vista, simplesmente vai acontecendo.
Também tinha uma ideia diferente da palavra amigo. Para considerar  uma pessoa como amigo, demandava tempo e muitas conversas. Na realidade é verdade, amizade é cultivada e construída, não vem pronta. Todavia, por causa desta tal conceituação, acabei pensando que convivência era sinonimo de amigo. Outra verdade é que não significa que uma pessoa anda com você, come, vai ao cinema, teatro, balada, jogo de futebol, acampamento, igreja e qualquer outro lugar, que te escute e que fale sobre sua vida, que esta pessoa realmente seja sua amiga. Às vezes não é nem amiga nem inimiga, só é alguém, um instrumento de Deus pra alguma coisa. Vem e vai, somente isso. Importante, mas temporário. Mas vou além, existem verdadeiras amizades, mas que são temporárias. Aconteceram! Foram excelentes, produtivas, sinceras, verdadeiras, honestas, divertidas, alegres, compreenssivas, enfim, todos os adjetivos de uma amizade, mas o tempo e a distância mudaram as coisas, as ideias, as prioridades. Assim, passaram e deixaram marcas eternas.
E por falar em tempo e distância, fortaleci a ideia de que estes são os dois maiores testes de amizade. Tenho amigos que moram longe a muitos anos e continuam sendo meus amigos mais chegados que um irmão. Já tenho outros que bastam se ausentar por algum tempo, já esqueceram.
As vezes me entristeço com isso, mas as vezes também me alegro. Triste porque estas pessoas que se distanciaram são especiais e amadas por mim, todavia, me alegro pela dinâmica da vida, e por Deus permitir que eu possa usar o meu tempo para estar com outras pessoas, cultivando amizade com elas, situação esta que não poderia fazer antes.
Samuel Rosa canta uma estrofe que resume parte do que foi dito:

Sei que amores imperfeitos são as flores da estação. 

Grande abraço.
Até a próxima.

Nenhum comentário: